COMPORTAMENTO DOS PAIS.
Muitos estavam nervosos, o que eu acho até normal, mas
outras coisas me chamaram mais atenção:
·
Pais assoviando/orientando/gritando para seus
filhos de fora da quadra; MAS SERÁ QUE ISSO ATRAPALHA? Acredito que para os
professores/treinadores atrapalha em muito, pois a COMUNICAÇÃO entre as
crianças e o treinador fica prejudicada, devido às dimensões da quadra e o
ginásio serem fechado; ORIENTAR AS CRIANÇAS/JOGADORES
transforma-se num desafio.
·
Outro fato, que para mim não é surpresa, estão
relacionados ao apoio/incentivo de alguns pais para as equipes e
consequentemente aos seus filhos, posso citar algum exemplo: DUAS
CRIANÇAS/JOGADORES DISPUTAVAM A BOLA PRÓXIMA A LINHA LATERAL, PERTO DOS PAIS.
UM DOS MENINOS QUE CONDUZIA A BOLA EM DIREÇÃO AO SEU GOL RECEBEU O SEGUINTE
INCENTIVO DO PAI: “ – FILHO ARREBENTA SEU MARCADOR, DE UMA COTOVELADA NELE”,
referindo-se ao jogador que o marcava.
·
Vejam esse acontecimento durante uma partida: -Lateral
defensivo para equipe, onde um pai de um jogador ( com um copo de cerveja na
mão ), da equipe de posse da bola que
iria bater o arremesso, aproximou-se da criança e disse: “ Fulano..... VAI
TOMAR NO SEU....... você esta PIPOCANDO no jogo! Acompanhei todo esse
acontecimento à centímetros de distância da criança toda constrangida e
assustada; fiquei com aquela sensação de sofrimento e incapacidade, pois nada
poderia fazer naquele momento para ajudar a criança.
TUDO
ISSO ME FEZ REFLETIR EM ALGUMAS COISAS
ü
GRANDE PARTE DOS PAIS, AINDA QUE BEM
INTENCIONADOS, COLOCAM OS FILHOS NO ESPORTE E FOMENTAM UM SONHO DE QUE SEJAM
ATLETAS DE SUCESSO, SENDO QUE AINDA SÃO CRIANÇAS.
ü
ALGUNS DIRIGENTES DE CLUBES CONCEBEM O “ESPORTE
INFANTIL” COMO UM TRABALHO/TEMPO DE INVESTIMENTO, POR ISSO COBRAM DOS
PROFESSORES/ TREINADORES TÍTULOS E AVALIAM A QUALIDADE DO TÉCNICO APENAS PELOS
RESULTADOS DOS JOGOS.
ü
ALGUNS TÉCNICOS/PREOFESSORES, PREOCUPADOS COMS
RESULTADOS, PASSAM AGIR DE UMA FORMA INADEQUADA ( GRITOS,
XIGAMENTOS,PROVOCAÇÕES) COM AS CRIANÇAS / JOGADORES, DE MODO QUE ATENDAM APENAS
OS INTERESSES PRÓPRIOS E DE OUTRAS PESSOAS.
FINALIZO
ESSA REFLEXÃO COM ALGUMAS PREGUNTAS
1. Será
que o DESEMPENHO ESPORTIVO de um criança de 7,8,9,10 e 11 anos de idade no
atualmente será o mesmo quando ela chegar na fase de PROFISSIONALIZAÇÃO?
2. Hoje,
qual o significado do esporte na vida de uma criança/ adolescente daqui a 10
anos? Você TÉCNICO, PAI, JORNALISTA e DIRIGENTES DE CLUBES, se arriscariam em
responder essa pergunta?
Profº Fernando Romano
Técnico de Futsal Portuguesa de Desportos
Categoria sub 11 e sub 15
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