Pesquisar neste blogue

terça-feira, 16 de julho de 2019

Proposta de treinamento para saída de pressão e superioridade numérica no futsal


Atividade de 2x2 + 2 (Saída de pressão e superioridade numérica)

A atividade, propõem uma saída do tiro de meta, no qual a equipe que está atacando sofrerá uma pressão por parte da equipe adversária. Quando nos referimos essa pressão exercida pela defesa e com essa proposta tática, podemos relacionar alguns fatores, para que a equipe atacante conquista o seu objetivo dentro do jogo, tais como, ESPAÇO – TEMPO – BOLA – COLEGA – ADVERSÁRIO. Esses fatores serão recrutados sempre em um momento do jogo que será uma situação a ser resolvida pelo atleta, cuja resolução está relacionada a sua tomada de decisão que significa ter um objetivo na ação executada.
Já no segundo momento da atividade, entraremos e uma construção ofensiva no qual a defesa estará em desvantagem numérica. Quando aplicamos a vantagem e desvantagem numérica nas sessões de treinamentos do futsal estamos enfatizando alguns aspectos importantes no contexto do jogo da modalidade:

Qual a forma de obter mais rapidamente oportunidade de gol ou defender sua meta?

Qual a forma de obter maior tempo de posse de bola?

Qual a forma de quebrar possível marcação por pressão utilizada pelo adversário?

Qual a forma de utilizar atleta em vantagem numérica para melhor resultado?

Qual a forma de manter o equilíbrio defensivo?

Quais os princípios treináveis das transições ofensivas/defensivas (Técnica individual de marcação (roubada de bola), Saída em velocidade, montagem dos triângulos ofensivos, assistências, temporização para armação do contra-ataque e finalização em gol, coberturas defensivas, indução do ataque para coberturas, temporização defensiva, desarmes etc.


ATIVIDADE
Jogadores: 6 jogadores + 1 goleiro.

Material: Bolas e coletes.

Descrição:

Em um primeiro momento, a atividade inicia se em uma metade da quadra jogam se 2x2, onde o jogo inicia com uma saída de meta do goleiro;
A defesa tem como objetivo atacar a bola, com intuito de recuperar a posse de bola, caso conquiste esse objetivo, a defesa ganha o direito de atacar na meta;
O ataque tem como proposta acionar os seus atacantes que estão sentados e posicionados do outro lado da quadra. Para isso acontecer, os dois jogadores que iniciam a atividade precisam trocar no mínimo 3 passes, entre sí, para atingirem acionarem seus companheiros.
Após a conclusão dessa etapa, iremos iniciar um ataque em superioridade (4x2) na meta ao contraria da saída de jogo.
Nesse momento os jogadores que estavam elaborando a saída de jogo, deverão reorganiza-se, criando linhas de passes, para que faça prevalecer o jogo ofensivo de vantagem numérica.
Observações:
Os jogadores que estão sentados, só deverão ficar em pé quando o passe atingir sua quadra no qual estão posicionados. Essa ação forçará com que os jogadores temporizem o ataque para a transição ofensiva.



Sem comentários:

Enviar um comentário