Atividade
de 2x2 + 2 (Saída de pressão e superioridade numérica)
A atividade, propõem uma saída do tiro de meta, no qual a
equipe que está atacando sofrerá uma pressão por parte da equipe adversária. Quando
nos referimos essa pressão exercida pela defesa e com essa proposta tática, podemos
relacionar alguns fatores, para que a equipe atacante conquista o seu objetivo dentro
do jogo, tais como, ESPAÇO – TEMPO – BOLA – COLEGA – ADVERSÁRIO. Esses fatores
serão recrutados sempre em um momento do jogo que será uma situação a ser
resolvida pelo atleta, cuja resolução está relacionada a sua tomada de decisão
que significa ter um objetivo na ação executada.
Já no
segundo momento da atividade, entraremos e uma construção ofensiva no qual a
defesa estará em desvantagem numérica. Quando aplicamos a vantagem e
desvantagem numérica nas sessões de treinamentos do futsal estamos enfatizando
alguns aspectos importantes no contexto do jogo da modalidade:
Qual a
forma de obter mais rapidamente oportunidade de gol ou defender sua meta?
Qual a forma de obter maior tempo de posse de bola?
Qual a forma de quebrar possível marcação por pressão utilizada pelo adversário?
Qual a
forma de utilizar atleta em vantagem numérica para melhor resultado?
Qual a
forma de manter o equilíbrio defensivo?
Quais os
princípios treináveis das transições ofensivas/defensivas (Técnica individual
de marcação (roubada de bola), Saída em velocidade, montagem dos triângulos
ofensivos, assistências, temporização para armação do contra-ataque e
finalização em gol, coberturas defensivas, indução do ataque para coberturas,
temporização defensiva, desarmes etc.
ATIVIDADE
Jogadores: 6 jogadores + 1 goleiro.
Material: Bolas e coletes.
Descrição:
Em um primeiro
momento, a atividade inicia se em uma metade da quadra jogam se 2x2, onde o
jogo inicia com uma saída de meta do goleiro;
A defesa tem
como objetivo atacar a bola, com intuito de recuperar a posse de bola, caso
conquiste esse objetivo, a defesa ganha o direito de atacar na meta;
O ataque tem
como proposta acionar os seus atacantes que estão sentados e posicionados do outro
lado da quadra. Para isso acontecer, os dois jogadores que iniciam a atividade
precisam trocar no mínimo 3 passes, entre sí, para atingirem acionarem seus
companheiros.
Após a
conclusão dessa etapa, iremos iniciar um ataque em superioridade (4x2) na meta
ao contraria da saída de jogo.
Nesse momento os
jogadores que estavam elaborando a saída de jogo, deverão reorganiza-se,
criando linhas de passes, para que faça prevalecer o jogo ofensivo de vantagem
numérica.
Observações:
Os jogadores
que estão sentados, só deverão ficar em pé quando o passe atingir sua quadra no
qual estão posicionados. Essa ação forçará com que os jogadores temporizem o
ataque para a transição ofensiva.
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