Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de julho de 2012

FUTSAL E O MÉTODO DE ENSINO ATRAVÉS DOS JOGOS

Certo dia, em mais uma jornada de treinamento no futsal, apliquei um Jogo Educativo usando algumas bolas na mão de alguns jogadores, isso iria nos ajudar na correção de algumas deficiências, como o contra ataque, tomada de decisão dos jogadores de ataque e leitura do jogo, sem esquecer logicamente da bola do jogo.

Porém logo começaram a surgir os comentários ao redor da quadra:

“ ESTA DE BRINCADEIRA, AGORA VAMOS DISPUTAR O CAMPEONATO DE HANDEBOL? ”

“ SERÁ QUE A FEDERAÇÃO MUDOU A REGRA DO FUTSAL ?”.

“ DEPOIS; O TREINADOR NÃO SABE PORQUE NÃO GANHA TÍTULOS”.

Mas para que todos possam entender a metodologia aplicada no treinamento, farei um breve resumo da atividade:

•O exercício aplicado foi o Jogo da Bola na mão do pivô para o mesmo contra atacar, onde o desenvolvimento da atividade era através do Jogo de futsal, as equipes devem jogar livremente no ataque, mas os pivôs de cada equipe jogam com uma bola na mão (existe outra bola que é a bola do jogo). Ao sinal do treinador (equipe 1 ou equipe 2) o pivô respectivo da equipe que foi chamada, coloca a bola no chão, e a bola dele é que entra em jogo. A bola que as equipes estavam jogando é jogada para fora da quadra.

•As crianças foram divididos com 4 em equipes com jogadores, no qual  jogavam-se entre si durante 5 minutos, logo estava preocupado em controlar a formação, a entrada, o descanso e o equipe das equipes.

•Algumas regras foram ADAPTADAS ( lateral não poderia finalizar em gol, não haviam escanteios, a reposição do tiro de meta era obrigatória sair com a bola no chão ).

Terminando o treinamento, quase todos jogadores iniciaram os seguintes comentários sobre a atividade: 



 “ VOCÊ VIU FULANO......, FIZ 4 GOLS NO TREINO”.


“ VOCÊ O PASSE QUE EU FIZ PARA LANCE DO SEU PRIMEIRO GOL?”.

“ FULANO.... PORQUE VOCÊ FICOU TANTO TEMPO COM A BOLA NA MÃO? VOCÊ DEVERIA CONTRA ATACAR RAPIDAMENTE”!
Na minha figura de treinador, sai do ginásio com uma grande satisfação, uma sensação de missão cumprida no dia, pois o grupo de jogadores compreendeu o a metodologia e o objetivo da atividade e o melhor de tudo, TODOS SAIRAM FELIZES DO TREINO.
Mas, como nem tudo são flores, algumas pessoas continuavam a questionar a metodologia de trabalho e logo se formou um motim do lado de fora da quadra, mas não chegaram a conversar comigo ( treinador), mas no treino seguinte alguns recados foram chegando a mim, do tipo:

“NA MINHA OPNIÃO A EXPERIÊNCIA NÃO FOI VÁLIDA, POIS PARECIA MAIS UMA BRINCADEIRA DO QUE UM TREINO DE FUTSAL”.

Pergunto: será que esse treino aplicado com a bola na mão em forma de jogo ( brincadeira ) prejudica o ensinamento do futsal?  Acredito que não, pois quando enfatizamos o ensino do futsal de uma FORMA INFORMAL, ou seja, o jogo mais parecido como uma brincadeira, a criança joga-se DESPREOCUPADA, sendo assim ela aprende sem as pressões externas.
Também acredito que essa metodologia seja uma INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, pois existe muito espaço no esporte para as crianças e com isso terão muito mais tempo para aprender esse tipo de JOGO, ao contrário quando realizamos  treinamentos para  a ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE das crianças.

Profº Fernando Romano
Técnico de Futsal Portuguesa de Desportos
Categoria sub 11 e sub 15


Sem comentários:

Enviar um comentário