Texto feito pelo excelente profissional/amigo Barata Futsal !!!!!
Neymar,
Caros amigos, após mais uma brilhante participação do Neymar, me peguei tentando entender como ele adquiriu tanto conteúdo para se jogar futebol, uma vez que tive uma mínima relação com ele no inicio de sua formação.
Por isso fiquei imaginando várias razões para explicar, ou tentar explicar, pretensiosamente, o futebol impressionante que ele vem apresentando, seria genética, dom de Deus, sorte, grandes técnicos, grandes treinos, empresários, etc.
Como ele era?? O que já fazia?? Participei em que? O futsal o ajudou aonde?
Perguntas e mais perguntas????? Vou tentar falar do estímulo que estive mais próximo, o técnico. Claro que considero questões familiares, sociais, psicológicas e afetivas, mas darei ênfase às questões motoras.
Pois bem, a partir de agora vou chamá-lo de Juninho, pois foi assim que o conheci.
Divido meus pensamentos com colegas professores e treinadores de crianças tanto do Futebol quanto do Futsal.
Como posso ter a audácia de dizer que ensinei o Juninho a jogar bola. Por favor me digam quando, assim como eu, algum professor o treinou ou o ensinou a ter tantas ações motoras/cognitivas, ou cognitivas/motoras, tanto faz a ordem..... Quem pode ter a pretensão de achar que o treinou para fazer aqueles gols vs Flamengo ou vs Internacional..... Aquelas "tomadas de decisão" que não existe em livro nenhum, aquelas resoluções de problemas..... Por favor, por favor!!!! Quem? Tenho certeza que não tenho nada haver com isso!!! Fala sério!!! Diria meu filho Pedroca!!!!!
Nos ensinaram a ensinar Futebol da forma bem tradicional, ou seja, enfatizando a técnica, e quando digo técnica, é aquela bem isolada do contexto, como por exemplo, repetir passes e outros "fundamentos" sem oposição alguma até a exaustão, driblar cones, e depois, em duplas....... poderia jogar a bola com as mãos para meu colega dominar com o peito e devolvê-la variando as pernas.... Esses são apenas pequenos exemplos, sei que temos mais, temos 1001 exercícios!!!!!!
Continuemos pensando.......
Se aprendi a ensinar dentro dessa metodologia, acredito que a maioria (ou todos) os professores do Juninho aprenderam a ensinar do mesmo modo, logo, presumo que contribuímos muito pouco ao estágio que ele se encontra, para não dizer, em nada.
Então, se tivemos pouca participação, aonde estaria a maior parte da contribuição?Acredito que esteja na história de sua vida, ou seja, no ambiente onde cresceu, nas experiências com bola que teve na sua infância, nas brincadeiras com bola, nas atividades com riqueza motora, nos ambientes de bola que seu pai o levava, por fim, aonde encontramos essa realidade?? NA RUA, repito, NA RUA, RUA!!!! Portanto, meus colegas, não desprezemos a riqueza existente em jogar bola na rua, em driblar o buraco, parar quando vem o carro, "cavar" a bola no meio-fio, chutar copos e garrafas, jogos de bobinho, etc. Tenho certeza absoluta que o Juninho carrega consigo muitas vivências da rua. Portanto se formos elaborar uma metodologia ideal de ensino, que "ela" seja pautada no estímulo a criatividade, que favoreça muitas tomadas de decisão, que tenha apelo a inteligência, que tenha variados movimentos, ou seja, tudo que observamos nesse "moicano" dentro do campo, muitas vezes parece que ele esta jogando o famoso "gol caixote". kkkkkkkkk
Seria muita prepotência de minha parte, diria até uma enorme burrice, achar que as três vezes por semana que ele treinava futsal foram suficientes para ele aprender a jogar bola, claro que não, o pior é que eu acreditava nisso..... Quanta ignorância...... É simples: como poderia achar que eu era o responsável por atitudes dele dentro da quadra se eu nunca havia treinado ou estimulado tais ações?? Como desprezei a Rua!!!! Como pude não entender isso?
Amigos, só para ilustrar: qual professor, qual treinador, qual livro, qual faculdade ensinou o Juninho a utilizar a "lambreta" como recurso para se desvencilhar do adversário??? Poderia aqui citar várias ações técnicas do repertório dele, escolhi apenas a lambreta!!!!!
Vou além: como estimulo a criança a resolver problema, a tomar decisão na metodologia tradicional? Metodologia esta, baseada na técnica e no aprendizado pela repetição. Me pergunto: Será que o futebol apresentado pelo Juninho atualmente tem alguma relação com as atividades que lhe estimulei quando criança? Muito pouco, ou quase nada........
Como estimulei suas ações atuais se o colocava em dupla fazendo passes de tudo quanto é forma, de frente, cavado, com o dorso, solado, etc...... Se o colocava em filas.... Se o fazia driblar cones e chutar sem pressão de marcação... Que problema eu dava para ele?
Qual a imprevisibilidade tão notada nele hoje, que eu estimulava com essas atividades, enfim, não estava ensinando o que ele apresenta hoje, acho que nem um pouco sequer.
E por falar em técnica, analisando o Juninho, que técnica que ele usa???? Risos!!!! Aquelas do livro, passe, condução, domínio, etc.... com correção de posição dos pés, de formas de condução, correção na forma de chutar, das duplinhas, das filas.... Etc.. Como diz novamente meu filho Pedroca: "fala sério"!!!!!! Sendo assim teríamos que mandar ele embora, pois ele não fazia nada parecido com essa suposta técnica....... Acho que o conceito de técnica mudou, logo, em nossas atividades, a técnica deveria ser abordada de uma forma mais contextualizada, ou melhor, associada a tática do jogo, sempre aproximada a realidade do jogo, pois como diz um Dr. amigo meu, "só se aprende o jogo, jogando".
Deveríamos nos preocupar mais com a eficácia do que com a forma de execução.
Para finalizar, meus amigos, gostaria que refletissem sobre os estímulos dados a nossos atletas, eles condizem com a realidade do jogo? Eles têm ligação com a imprevisibilidade do jogo? Eles favorecem a criação e resolução de problemas? Nossas crianças são estimuladas a pensar?
Bom meus amigos, gostaria com esse texto, de dividir minha reflexão com o que esse "moleque" esta jogando, pois como falei antes, tive a honra de compartilhar um pouco de Futsal com ele....... Que divertido que era !!!!!!!!!!!
Imagino que muita gente deva se perguntar: quem ensinou isso para ele? ou aonde ele aprendeu isso?
Não tenho a intenção aqui de julgar os colegas que defendem a metodologia tradicional, apenas desejei, expressar minha opinião a favor da metodologia por meio do jogo, moderna ou situacional, pois acredito ser a melhor forma de se ensinar para crianças esses esportes chamados Futsal e Futebol, me parecendo também, o Juninho, um grande exemplo para reflexão. Alguém duvida??????
Obrigado Juninho, por me fazer tentar buscar a verdadeira metodologia e principalmente, por me trazer a inquietação de como se ensinar melhor.
BARATA FUTSAL.
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