Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Treinamento técnico / físico nas categorias de base no futsal

Portuguesa Futsal categoria sub 11


O FUTSAL, como em qualquer esporte deve se adaptar à condição técnica, física e psíquica da criança de forma compatível com as suas necessidades e possibilidades adequadas à sua maturação orgânica funcional.A criança deve ter a oportunidade de experimentar um número grande de situações. Cada situação dessas será responsável pela abertura de um grande número de possibilidades, sendo que, cada possibilidade dessas, quando for experimentada, poderá abrir outras tantas.




Segundo  ( Freire 2002 )," Ao final de um longo processo, o acervo de possibilidades motoras, intelectuais, sociais, morais, e assim por diante, disponível no jovem que se formou nesse esporte, será imensamente mais amplo que no jovem formado em uma equipe ou escolinha que lhe impôs um sistema de superespecialização . "

A técnica é uma ação motora perfeita que proporciona o maior nível de desempenho no atleta da forma mais objetiva e econômica possível. A técnica é comum a todos os atletas, e formada pelos fundamentos do esporte. No caso, o futsal é muito complexo e, por isso, necessita de uma aprendizagem motora adequada e habilidades específicas, o que, por sua vez, necessita de um acervo motor altamente qualificado.

Vejam um vídeo de um treinamento técnico/físico nas categoria sub 13 Futsal da A.Portuguesa de Desportos, esse trabalho vem sendo ministrado pela comissão técnica da categoria ( Marcelo Fenga = Treinador e Fernando Romano= Auxiliar ).




Então fica um pergunta no ar: Em relação a perspectiva de respeito ao desenvolvimento infantil, principalmente no futebol e futsal, os profissionais estão capacitados para aplicar seus treinamentos em crianças e adolescentes? Será que essas crianças e adolescentes terão um vida esportiva duradoura?

Deixem seus comentários


Profº Fernando Romano
Técnico de Futsal Portuguesa de Desportos Sub 11
Aux.Téc Futsal Portuguesa de Desportos Sub13/Sub15/Sub17

2 comentários:

  1. Acredito que existam poucos educadores no esporte que aplicam as tecnicas aliadas ao conhecimento das fases da criança e do adolescente. Segundo Piaget, a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento. Para Vygotsky, o desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente. Portanto, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
    Parabéns Professores da Lusa por aplicarem desenvolvimentos, de acordo com a capacidade de cada criança. Assim, serão formados verdadeiros atletas.
    Giba.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a Portuguesa que mantém profissionais competentes, alguns oriundos da área acadêmica, não deixando seus atletas nas mãos de ex-jogadores despreparados que buscam a vitória imediata a qualquer preço.

    ResponderEliminar