Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Porque ensinar o FUTSAL através da Metodologia do JOGO

O JOGO apresenta tais características que auxiliam no processo de aprendizagem do Futsal para as crianças, tais como, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DESAFIOS, LÓGICA E ENTENDIMENTO DA PROPOSTA, LÚDICIDADE.
O JOGO e a BRINCADEIRA são situações distintas, pois a BRINCADEIRA descontrai e a atividade não levada a séria, portanto o JOGO proporciona as seguintes situações de aprendizagem para as crianças.
 

·         O JOGO DESPERTA O DESEJO QUE A CRIANÇA TEM DE JOGAR

O que é mais motivante, JOGAR O FUTSAL PROPRIAMENTE DITO ou TREINAR EM FILAS TROCANDO PASSES OU CONDUZINDO ENTRE OS CONES? A fila é uma metodologia de quem não acredita que jogando se aprende (PEDAGOGIA DO CONE) no qual o professor João Batista Freire cita em alguns textos.

O JOGO COMO PROPOSTA

?

PEDAGOGIA DO CONE


·         O JOGO MOTIVA A CRIANÇA A APRENDER


O JOGO apresenta um conceito nomeado pelo professor Alcides Scaglia chamado de “ESTADO DE JOGO”; que significa que a criança é tomada pelo JOGO, no qual se desperta um grande empenho do garoto para resolver os possíveis problemas que um jogo possa apresentar.


O JOGO E A MOTIVAÇÃO DA CRIANÇA



·         O JOGO ESTIMULA A INTELIGÊNCIA E A CRIATIVIDADE TÁTICA

Por apresentar essas situações de resolução de problemas, o JOGO proporciona um a capacidade de escolha entre a decisão certa e a decisão errada de um lance de jogo. Com isso a criança entende que a atitude de inovar, inventar e criar alternativas para resolver esses problemas, que são importantes para melhorar seu desempenho no FUTSAL (situações evidenciadas em textos do professor Juan Pablo Greco).





·         O JOGO FAVORECE O DESENVOLVIMENTO SÓCIO MORAL VOLTADO PARA AUTÔNOMIA.
O aprendizado de valores significa decidir o melhor a seu favor, mas sem esquecer-se do outro, logo o JOGO proporciona esses acordos de respeito pelo próximo, cooperação de todos e contempla valores que tendem a desenvolver uma MORAL AUTÔNOMA (Jean Piaget afirma que somente a cooperação leva a autonomia).

·        O JOGO NÃO EXCLUIR O APRENDIZADO DAS HABILIDADES, E SIM ENSINA UMA BOA TÉCNICA
O JOGO associa 3 fatores importantes para resolver um possível problema (TOMADA DE DECISÃO) gerado em algum lance: INTENÇÃO, TÉCNICA e TÁTICA.
Tudo isso esta associada a capacidade do jogador escolher e executar um gesto EFICIÊNTE, EFICAZ e ADAPTADO.
 

·         O JOGO DESENVOLVE A INTENÇÃO DE QUEM JOGA

Portanto aumenta a visão e a leitura do jogo de FUTSAL, pois é muito mais difícil aprender a pensar (INTENÇÃO) e passar durante o JOGO (GESTO), pois sempre haverá um oponente em quadra, do que aprender a passar fora da situação do JOGO.

·         O JOGO PERMITE A INCLUSÃO DO “CRAQUE” E DO “MENOS FAVORECIDO”
O JOGO é uma forma passiva de ser manipulado, pois podemos gerar condições adversas para seus praticantes chegarem ao objetivo final do aprendizado.

·         O JOGO RACIONALIZA O TEMPO PARA SE RESOLVER PROBLEMAS
O JOGO faz com que as crianças aprendam a reconhecer e enfrentar os problemas
(TOMADA DE DECISÃO), pois elas criam o seu próprio REPERTÓRIO MOTOR, ou seja a criança desenvolve a técnica para resolver o problema.


PROBLEMA = TOMADA DE DECISÃO


·         O JOGO FAVORECE A COMPREENSÃO TÁTICA

O JOGO bem orientado, evidência a oportunidade de aprender “O QUE FAZER”, “QUANDO FAZER” e “ONDE FAZER” em determinados momentos do jogo.

EXEMPLO DE TREINAMENTO EM FORMA DE JOGO: Jogo Tático de Ataque e Contra Ataque:

JOGO DA SUPERIORIDADE NUMERICA: Aproveitar a vantagem númerica no momento para finalizar,Inicia-se com um lacto realizado pelo goleiro para formação: 2x1,2x3,4x3 e 4x4 ( DEFESA SEMPRE MARCANDO NA QUADRA DEFENSIVA)

                               
                                EXEMPLO DE TREINAMENTO EM FORMA DE JOGO

PORTANTO; O JOGO É UMA FERRAMENTA MAIS ADEQUA PARA ENSINAR/TREINAR O FUTSAL?





Sem comentários:

Enviar um comentário