O JOGO e a BRINCADEIRA são situações distintas, pois a BRINCADEIRA descontrai e a atividade não levada a séria, portanto o JOGO proporciona as seguintes situações de aprendizagem para as crianças.
·
O JOGO DESPERTA O DESEJO QUE A CRIANÇA TEM DE
JOGAR
O que é mais motivante, JOGAR O FUTSAL PROPRIAMENTE DITO ou TREINAR EM FILAS TROCANDO PASSES OU CONDUZINDO ENTRE OS CONES? A fila é uma metodologia de quem não acredita que jogando se aprende (PEDAGOGIA DO CONE) no qual o professor João Batista Freire cita em alguns textos.
O JOGO COMO PROPOSTA |
?
PEDAGOGIA DO CONE |
·
O JOGO MOTIVA A CRIANÇA A APRENDER
·
O JOGO FAVORECE O DESENVOLVIMENTO SÓCIO MORAL
VOLTADO PARA AUTÔNOMIA.
O aprendizado de valores significa decidir
o melhor a seu favor, mas sem esquecer-se do outro, logo o JOGO proporciona
esses acordos de respeito pelo próximo, cooperação de todos e contempla valores
que tendem a desenvolver uma MORAL AUTÔNOMA (Jean Piaget afirma que somente a
cooperação leva a autonomia).
·
O JOGO NÃO EXCLUIR O APRENDIZADO DAS
HABILIDADES, E SIM ENSINA UMA BOA TÉCNICA
O JOGO associa 3 fatores importantes para
resolver um possível problema (TOMADA DE DECISÃO) gerado em algum lance:
INTENÇÃO, TÉCNICA e TÁTICA.
Tudo isso esta associada a capacidade do
jogador escolher e executar um gesto EFICIÊNTE, EFICAZ e ADAPTADO.
·
O JOGO DESENVOLVE A INTENÇÃO DE QUEM JOGA
Portanto aumenta a visão e a leitura do
jogo de FUTSAL, pois é muito mais difícil aprender a pensar (INTENÇÃO) e passar
durante o JOGO (GESTO), pois sempre haverá um oponente em quadra, do que
aprender a passar fora da situação do JOGO.
·
O JOGO PERMITE A INCLUSÃO DO “CRAQUE” E DO “MENOS
FAVORECIDO”
O JOGO é uma forma passiva de ser
manipulado, pois podemos gerar condições adversas para seus praticantes
chegarem ao objetivo final do aprendizado.
·
O JOGO RACIONALIZA O TEMPO PARA SE RESOLVER
PROBLEMAS
O JOGO faz com que as crianças aprendam a
reconhecer e enfrentar os problemas
(TOMADA DE DECISÃO), pois elas criam o seu
próprio REPERTÓRIO MOTOR, ou seja a criança desenvolve a técnica para resolver
o problema.
PROBLEMA = TOMADA DE DECISÃO |
·
O JOGO FAVORECE A COMPREENSÃO TÁTICA
O JOGO bem orientado, evidência a
oportunidade de aprender “O QUE FAZER”, “QUANDO FAZER” e “ONDE FAZER” em
determinados momentos do jogo.
EXEMPLO DE TREINAMENTO EM FORMA DE JOGO: Jogo Tático de Ataque e Contra Ataque:
JOGO DA SUPERIORIDADE NUMERICA: Aproveitar a vantagem númerica no momento para
finalizar,Inicia-se com um lacto realizado pelo goleiro para formação:
2x1,2x3,4x3 e 4x4 ( DEFESA SEMPRE MARCANDO NA QUADRA DEFENSIVA)
PORTANTO; O JOGO É UMA FERRAMENTA MAIS ADEQUA PARA
ENSINAR/TREINAR O FUTSAL?
Sem comentários:
Enviar um comentário