Pesquisar neste blogue

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Treinamento tático na forma de jogos coletivos

Nos dias de hoje, mudar conceitos e romper com a norma é um desconforto para muitos, atrevimento para os outros e por fim desconhecimento para a maioria dos profissionais que atuam diretamente com o futsal e o futebol.

Mas porque acontece tudo isso? Esse processo aparece munido de muito conhecimento e desenvolvimento de acordo com as linhas metodológicas que o processo de jogo exige.A necessidade obriga a pensar, refletir sobre essas novas idéias sobre o treinamento e conceito de jogo no futsal e futebol.

Essas variáveis que ocorrem nesse novo processo de treinamento, disperta nos treinadores, jogadores e dirigentes que atuam no esporte, mudar a sua forma de pensar, resolver problemas achando rapidamente as possíveis soluções e assim esse processo de formação dos profissionais que atuam nessa modalidade fica mais rico, mais exigente e mais complexo.

Como exemplo colocarei um vídeos de uns dos treinamentos aplicados na A.Portuguesa de Desportos Futsal categoria sub-11.

Nome do Jogo: Jogo para Superioridade Numérica.

Objetivo: Trabalhar superioridade numérica dos jogadores de ataque em relação a defesa;

Trabalhar a defesa em seus conceitos básicos de desvantagem numérica ( Temporização, Coberturas, Abordagens, marcação por zona ).

Descrição do Jogo: Inicia-se com ataque com 2 jogadores e a defesa com 1 jogador;

Os jogadores de ataque ficarão posicionados sempre nas laterais;

Os defensores ficarão posicionados sempre próximo a linha de 10 mts do futsal, marcando em ZONA;

O goleiro da equipe de defesa irá realizar um lançamento para os jogadores de ataque;

Esses jogadores de ataque terão como objetivo atacar o defensor, criando a situação de 2x1;

Após terminar esse ataque, o treinador lançará uma bola para o defensor que irá atacar com o apoio de mais 2 jogadores da sua equipe, criando a situação de 2x3;

Após terminar esse ataque, o treinador lançará uma bola para o defensor que irá atacar com o apoio de mais 2 jogadores da sua equipe, criando a situação de 4x3;

Terminando esse ataque, o treinador lançará uma bola para o defensor que irá atacar com o apoio de mais 1 jogador da sua equipe, criando a situação de 4x4;

Lembrando sempre que os defensores terão a incubência de retornar para sua quadra de defesa e marcando na ZONA para poder recuperar a posse bola.




Profº Fernando Romano
Técnico de Futsal Portuguesa de Desportos Sub 11
Aux.Téc Futsal Portuguesa de Desportos Sub13/Sub15/Sub17




Sem comentários:

Enviar um comentário