Analisando cada criança jogando futsal, observo as suas habilidades no domínio e condução de bola, nos passes, nos chutes, nos dribles e nas situações problemas que o jogo apresenta. Fundamentamos que, as crianças denotarão uma determinada coordenação para uma melhor prática do jogo. Essa coordenação está sob a prisma da psicomotricidade, revela mais que uma aptidão física ou uma qualidade relativa somente ao corpo, mas uma habilidade de funções psíquicas que permitem coordenar uma série de estímulos vindos do mundo externo com os estímulos que estão sendo ativados no mundo interno devido a vivência do jogo.
A psicomotricidade aliado a prática de um esporte, vem a trabalhar na criança as esferas cognitivas, afetivas e motora, auxiliando o aprendizado tanto do esporte assim como as outras atividades, visando o desenvolvimento da criança no todo, e assim facilitando o aprendizado, auxiliando e ampliando as barreiras a serem quebradas pelo educando.
No vídeo abaixo segue um exemplo de atividade que desenvolvo em minhas aulas de futsal para crianças de 06 à 8 anos de idade, enfatizando o trabalho da psicomotricidade e as situações mais exigentes no futsal (confronto/drible, passe, finalização e superioridade numérica).
Finalização,Equilíbrio, Passes, Controle da bola, Defesa e Superioridade Numérica Ofensiva.
Profº Esp. Fernando Romano
Educação Física e Futsal
Colégio Imperatriz Leopoldina